sábado, 23 de fevereiro de 2013

Óleo de Melaleuca ou Tea tree oil

Um poderoso antisséptico, germicida e fungicida natural.

por Silberto Azevedo

A Melaleuca é uma árvore nativa da Austrália. A partir da destilação das suas folhas é possível extrair um óleo conhecido mundialmente pelas suas características benéficas. Devido às suas qualidades curativas, o óleo de Melaleuca (Tea tree oil) foi usado pelas tribos aborígenes da Oceania durante milhares de anos. As folhas desta planta eram esmagadas juntamente com lama, sendo a pasta assim obtida e aplicada no tratamento de cortes e infecções da pele. Chegavam a ser contadas histórias sobre uma lagoa mágica com poderes curativos, onde as tribos se banhavam para tratar feridas, queimaduras e afecções. Na verdade, tratava-se apenas de um pântano onde caíam as folhas de Melaleuca, dando origem a um banho com propriedades anti-sépticas.

Nome científico: Melaleuca alternifólia

Nome popular: Tea Tree; Árvore de chá; Óleo de Melaleuca

Parte utilizada: Folhas e Ramos terminais

Aplicação

O óleo de Melaleuca (Tea Tree Oil) é um potente agente anti-séptico, antifúngico e parasiticida natural, não tóxico e não irritante para os tecidos, que tem sido largamente testado clínica e laboratorialmente. O óleo de Melaleuca é reconhecidamente um germicida potente, eficaz em inibir o crescimento de diversos tipos de microrganismos, tais como: Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli,Staphylococcus aureus, Candida albicans, Aspergillus Níger, Streptococcus pyogenes, dentre outros, mesmo na presença de sangue ou de material fecal.

Devido a grande complexidade química este óleo possui uma boa capacidade de impedir a resistência microbiana o que lhe confere uma excelente ação anti-séptica. Esta é, portanto uma das grandes vantagens de seu uso em substituição aos antibióticos convencionais.

No tratamento da Candidíase (Candida albicans) o óleo de Melaleuca é infalível. Experiências da Universidade de Hacettepe, Turquia, demonstraram ser ele eficaz sobre a Candidíase resistente aos medicamentos usualmente utilizados como o Fluconazol. Outros estudos da Escola Médica da Universidade de Wayne, EUA, demonstraram em pesquisa similar um potencial do tea tree no tratamento da candidíase orofaringeal refratária à Fluconazol em pacientes com AIDS.

O herpes labial (Herpes simples) é outro problema tratável com o óleo de Melaleuca em diluições de 6%.

É também considerado um recurso valioso dentro da odontologia no tratamento de doenças bucais e na prevenção da cárie.

O uso veterinário do óleo de Melaleuca é outra alternativa de valor. Ele demonstrou grande eficiência em uma pesquisa alemã na eliminação de diferentes tipos de microrganismos (ex. Malassezia pachydermatis) causadores de dermatite seborreica e micoses, especialmente em cães e gatos.

Apresenta também bons resultados em caspa, queda de cabelo e seborréia, eliminando a maior parte das bactérias e fungos que vêm associados a estes problemas comoPityrosporum ovale e Trichophyton sp. Já para o tratamento de piolhos é preconizado o uso de xampus com cerca de 5% de óleo de Melaleuca.

O Óleo de Melaleuca é extremamente seguro para ser usado como um anti-séptico tópico em concentrações que variam de 2,5 a 10%, não sendo recomendado o uso oral.

Aplicações:
Hospitalar & Consultório:

· Soluções feitas com Óleo de Melaleuca podem ser usadas na desinfecção de materiais e superfícies;
· Sabonetes Anti-sépticos à base de Óleo de Melaleuca podem ser usados na desinfecção das mãos;
· Puro ou na forma de soluções, o Óleo de Melaleuca pode ser usado como anti-séptico na limpeza de ferimentos;

Produtos Infantis:

· Veiculado em Loções de limpeza ou em Sabonetes, pode ser usado diariamente na higiene (inclusive higiene íntima) dos bebês;
· Largamente utilizado em produtos antipruriginosos, especialmente após picadas de insetos;
· Como anti-séptico natural atóxico, pode ser usado em todos os tipos de afecções cutâneas infantis;

Anti-acneico:

· Sabonetes Líquidos e Loções Tônicas podem ser empregados com muita eficiência nos cuidados com a pele oleosa e acneica;
· Óleo de Melaleuca puro pode ser usado diretamente sobre as espinhas;

Produtos Capilares:

· Usado em shampoos e/ou loções capilares, apresenta atividade anticaspa e anti-seborreicas;

Outros Produtos:

O óleo de Melaleuca encontra aplicação terapêutica em diversas áreas, seja puro ou aplicado em soluções, géis, emulsões ou detergentes em:

  • queimaduras;
  • pequenos ferimentos;
  • picadas de insetos;
  • infecções ginecológicas (Candidíase);
  • Micose nas unhas;
  • Pé de atleta;
  • cortes e lesões cutâneas;
  • pediculose (piolhos e lêndeas);
  • ulcerações bucais;
  • herpes;
  • gengivites;
  • furunculoses;
  • demodecose (blefarite);
  • higiene dentária;

Referências
Cosmetics e Toiletries Jan/Fev 2002;
Informativo Pharma Special, 2004.
Fabian László. Enciclopédia de Fitoaromaterapia. No prelo.
Gao, Ying-Ying et alli Clinical Treatment of Ocular Demodecosis by Lid Scrub with Tea Tree Oil. Comea. vol. 26 n.2, february, 2007.
Packer, J.F. e Luz, M.M.S. Antimicrobiano e Antiinflamatório Naturais para a Acne. Método para avaliação e pesquisa da atividade antimicrobiana de produtos de origem natural. Revista Brasileira de Farmacognosia, vol. 17 nº 1. João Pessoa, 2007.

http://terapiafloralon-line.blogspot.com/

Nenhum comentário: